BioHiro

SmileyhiroEssa apresentação é copiada-colada do meu site ou portfólio digital.

Hiro nasceu em Mogi das Cruzes.
Na infância, não se conformava com os zíperes nas costas e as dobras de borrachas que apareciam nos monstros que lutavam com o Ultraman. Então tentava redesenhar os monstros como se fossem de carne e osso, seguindo características anatômicas dos animais. Os desenhos ficavam uma bosta, e ao invés de se dedicar mais ao refinamento do traço, entendeu tudo errado e foi fazer faculdade de Biologia na USP.

Depois de rabiscar muitos vermes e cortes transversais de cérebros em cadernos sebentos, foi chamado para trabalhar na Editora Três, nos fascículos da revista Vida, aos 21 anos. Levando folhas soltas em uma pasta miseravelmente detonada e os tais cadernos sebentos como portfólio, conseguiu o emprego ao terminar uma ilustração de repolho no banheiro da editora, umedecendo aquarela com água de privada, por aqueles motivos que ninguém entende e só parecem enredo de filme ruim.

Aos 24 saiu da editora para se tornar ilustrador free-lancer e conquistar o mundo. Infelizmente, dois anos obscuros e não documentados se passaram e aos 26 começou a trabalhar por comida em agêncinhas de publicidade, como ilustrador e layoutman.

Por acaso, numa dessas agências o dono estava comprando um computador novo, que ele garantia que ia acabar com metade do departamento de arte. Era um Macintosh.
Ninguém queria mexer nele, então levantei a mão e me propus a aprender a mexer sozinho naquele monolito branco. Foi o que salvou minha carreira naquela época.

Aos 28, depois de ter passado pela agência Lew, Lara, um grande amigo lhe indicou um cargo de diretor de arte na Taterka. Como tinha um emprego que ia começar na Z+G em três meses, decidiu fazer esse bico por esse tempo, só pra ganhar um dinheirinho.

Porém o mundo gira e a gente não controla, e ficou por lá por mais de 10 anos.
Durante esse tempo, ninguém cuidava da toalhinha de bandeja. Se ofereceu pra dar um trato porque achava que dava pra fazer um trabalho legal, meio Recreio, meio Superinteressante. Como aquilo era uma agência de publicidade, cabia a alguém que tivesse experiência em editoras pra fazer aquele trabalho. E assim ele criava, pesquisava, escrevia, desenhava e finalizava a toalhinha, e foi indo, na maciota…

Em 2000 ele ficou encarregado da parte infantil do McDonald’s. Criava campanhas e as caixinhas de McLanche Feliz e as coisas relacionadas com o palhaço de cabelo vermelho.

Em 2004, depois de uma unificação das agências que cuidam da conta do McDonald’s no mundo inteiro, sentiu que seu trabalho ali já estava no fim e partiu novamente para carreira solo. Dessa vez mais velho, mais sábio,
mais preparado e com a habilidade de negociar, vulgarmente chamado de “ser político”.

Hoje ele continua escrevendo e ilustrando as toalhinhas de bandeja do McDonald’s como autônomo, além de trabalhar para outras agências de publicidade e design, fazendo ilustrações, direção de arte, jogos, criando personagens, embalagens, naming e logotipos.  Nos últimos meses também vem fazendo um trabalho de consultoria infantil na parte de criação, promoção e marketing diretamente para empresas. E nesse meio tempo ainda tenta arranjar tempo para fazer seus livros e pinturas em aquarelas.

42 thoughts on “BioHiro

  1. Hiro,

    tudo bem? te entrevistei pra Made in Japan há uns bons … 7 anos? Ou mais.

    Nossa, que velha. Mas o assunto é outro, antes que eu entre em crise: hoje, no almoço, reparei na bandeja do Mc. Vc continua fazendo as ilustrações? Achei o traço diferente e não encontrei a assinatura.

    Beijo,
    Erin

    Estou no projeto da Copa do Mundo, fazendo uma série bem grande de lâminas de bandeja, e nesse caso tiveram que passar essa pra outro ilustrador, que eu não conheço, porque eu não tô dando conta.

  2. Eu e meu pai também estranhamos isso! Ele coleciona as bandejinhas há anos e reparamos que mais de uma em seguida não era sua e nos preocupamos. Bom saber que você ainda faz isso!

    T+

    De vez em quando a agência passa a bola pra outro ilustrador, quando eu não consigo pegar o trabalho.

  3. Oi Amigo tudo bem? Ganhei de um amigo aquela edição da Mac Portfolio, vi seu trabalho e li sobre sua jornada. Não sei bem se voce precisa de um mestre, na verdade voce me lembra um grande samurai chamado Musashi, que escreveu seu caminho e até hoje é lembrado, e eu não me lembro de nenhum mestre de sua época. Eu trabalhei durante alguns anos viajando por aí fazendo produções para TV, dublagens, locuções, até resolver vir pro interior e montar um pequeno estudio onde trabalho praticamente sozinho fazendo desenhos animados para comerciais de TV e tentando fazer alguns pilotos para coisas mais sérias que simplesmente vender produtos. Acho que a arte do desenho deve servir para coisas mais legais que isso. Depois de muita gente pedindo acabei aceitando fazer algumas ilustrações para uma série de livros de uma editora que ainda vão ser lançados e para algumas publicações. To gostando disso também, além da animação e de escrever. Agora quero ver se consigo realizar um sonho de consumo que é uma cintiq pra poder fazer umas coisas sobre algumas ideias que eu fui engavetando pelo caminho, até chegar aqui a esse fim do nada. Ach que tenho um estilo meio particular e gostaria muito de poder mostrar isso para voce, pra ver se gosta, o que pode me dizer e quem sabe me ajudar a dar umas rabiscadas por aí. Se voce não tiver nada pra fazer, o que eu duvido muito, gostaria que desse uma olhada. Se voce puder me enviar um email para onde eu possa enviar alguns rabiscos para voce eu mando. Se um dia tiver sem nada pra fazer durante uns 3 minyutos e quiser dar uma olhada num pequeno portfolio que eu coloquei no youtube, o endereço é:

    http://www.youtube.com/watch?v=rxwa1OjtFBc

    Quem sabe eu possa continuar pensando em ser mais um pouco do que um rabiscador do fim do nada. Um grande abraço, felicidades para voce e todos os seus. Muita saúde, paz e alegria sempre. do amigo Mastrella.

  4. E aí, Hiro, blz? Cara, gosto muito das suas ilustrações…
    Seu traço e estilo são muito legais mesmo!
    To sempre acompanhando seu blog, que tem um excelente material e mantém sempre o bom humor…
    Um grande abraço!

  5. Olá Hiro, hoje eu dei uma olhada no seu blog, li varias matérias e vi seu portfólio. Gostei do seu trabalho.
    Gostaria de manter um contato, para conversar sobre desenho, arte em geral. Se não tiver problema claro.
    Se poder me enviar um email, fico agradecido!
    Felipe Alencar.

  6. Hiro,
    Sou professora do Ensino Fundamental e tenho um aluno que, apesar de ter grandes dificuldades para aprender, tem um traço muito bom para o desenho. Estou tentando conquistá-lo usando exemplos de ilustrações para ampliar as possibilidades dele.
    Quando encontrei sua página fiquei muito feliz, porque além de poder mostrar seus desenhos a ele (infelizmente não posso mostrar sua página, porque na escola não possuímos internet), também gostei muito de conhecer o ilustrador das bandejas do Mc.
    Você sabia que muitas professoras utilizam as lâminas de bandejas nas suas aulas? Elas chamam muito a atenção das crianças, principalmente daquelas que não podem ir ao Mc Donald´s.
    Um abraço e parabéns pelo trabalho!

  7. Oi Hiro,
    Gosto muito dos seus desenhos e me divirto com seus comentários! :)
    Também fiz biologia (sabe Deus porque) e sou (desejo ser de vero) ilustradora.
    Mas nas aula só desenhava legal na disciplina de taxonomia vegetal…
    Continue com seus maravilhosos trabalhos!!
    Abraços
    Andrea

    Aaah, taxonomia vegetal, até que eu era bom nisso….fanerógamas, pteridófitas, solanáceas, cucurbitáceas…às vezes eu tenho saudade daquele tempo em que eu tinha o livro do Joly pra decorar (ainda usam ele nas faculdades de Botânica?).

  8. Oi! Eu gostaria de começar a desenhar e pintar no computador, mas eu não sei qual programa é bom pra fazer isso. Você poderia me dizer? :)

    Sopia, só posso indicar os programas que eu trabalho, que são o Painter XI e o Photoshop. Existem outros bem mais baratos ou de graça, como o Art Rage, que são mais indicados se você não for seguir a carreira profissional e só treinar.

  9. Olá Hiro! Sou de Suzano e acompanho seu blog a um tempo. Vi que você costuma usar muito o Corel Painter. Comecei a desenhar com o Photoshop e gostaria de saber como você configura a resolução de uma imagem para que fique com uma qualidade boa quando for impressa? Abraço

    Renato, não tem segredo. Qualidade de impressão sempre vai ser pedido a 300 dpis. É só você abrir o arquivo no tamanho certo nessa resolução.

  10. Cara, muito legal seu trabalho e sua história!
    Eu ouvi o NerdCast de vocês por acaso, e através dele encontrei esse blog!
    tento ser um desenhista realista, mantenho um blog tbm, se tiver tempo, confere lá!
    Parabens pelo seu trabalho!

  11. Oi Hiro!

    Já faz uns anos que acompanho seu trabalho pelo seu blog, mas ainda não tinha comentado por aqui.

    Adoro seus desenhos e seus comentários são ótimos!

    Queria dizer que incluí seu blog na minha lista de links prediletos do meu blog-portfólio. Você se incomoda? =)

    Abraços!

    Erika

  12. Poxa, Hiro, que legal te encontrar aqui. Eu e minha ex-mulher, sempre que íamos ao Mc, e não eram poucas vezes, disputávamos para ver quem encontrava a sua assinatura primeiro. O casamento acabou, mas a mania de procurar o seu nome no meio dos desenhos continua!

    Grande abraço!

  13. Oi Hiro!
    Eu adoro seu trabalho e o desenho da Bonequinha de Luxo, tb sou louca por ela!
    Gostaria de saber se posso usar esse desenho como logo ou se vc faz uma Bonequinha para mim. Se quiser pode me responder por e-mail.
    Um abracao e parabens!!!

  14. Olá, me chamo Lobo Borges e queria dizer o que todo mundo já lhe falou… Você é muito bom! Muito bom não, você é PHoda e com PH mesmo!
    Parabéns de verdade. Ouvi recententemente o nerdcast sobre profissão: ilustrador e ri muito.

    Mais uma vez parabéns!

    PS: achei inspirador a estória da pintura do repolho com água da privada.

  15. Oi Hiro!

    Queria te parabenizar pelo trabalho. Adoro as fast girls e as bandejas do Mc :)
    Eu desenho, mas só no meu bloquinho…gostaria de começar a passar os desenhos pro pc. Vc tem alguma dica sobre como começar por conta própriam ou acha melhor já entrar pra algum curso?

    Um abraço!

  16. Oi Bianca. Curso sempre é bom, e praticar muito mais. Primeiro você tem que se decidir que tipo de ilustradora que você quer ser, se quer fazer quadrinhos, trabalhar com publicidade, fazer storyboards, criar personagens….decidindo isso fica muito fácil, porque focando no estilo você decide se investe mais em algo autoral ou vai pro lado onde seu traço se adapta a qualquer tarefa.

  17. uau! O que um informativo artigo que era. Como você pode conseguir coletar um tipo incrível de informações . Eu realmente quero visitar novamente para ter mais atualizações por vocês. Mantem.

  18. IPL Live Score is Free Platform where you will get upcoming ipl matches schedule, ipl live score, ipl matches point table, and each and every ipl 2015 summery ! So keep visiting ipl live score.

  19. happy new year 2017 images

    happy new year 2017 sms

    happy new year 2017 wishes

    happy new year 2017

    happy new year 2017 quots

    happy new year 2017 status

    New happy Lohri images are here on a single click
    lohri images 2017

    New happy Lohri wishes are here on a single click
    lohri wishes 2017

    New happy Lohri shayari are here on a single click
    lohri shayari 2017

    New happy Lohri sms are here on a single click
    lohri sms

    New happy Lohri whatsapp status are here on a single click
    Lohri whatsapp status 2017

    New happy Lohri wishes , greetings , images , shayari is here on a single click
    Lohri wishes , greetings , images , shayari

  20. Thanks for sharing such type of awesome articles on your blog. I really likes to read your posts. You should check my site Trickscity and suggest some tips to improve.

    Thanks
    Shubham Meena

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>