Não, não e não. Duas vezes não, duzentas vezes não.


Algumas pessoas e empresas estão usando a imagem da Audrey que fiz como exercício como uma Fast Girl, sem permissão, autorização ou benção pra estampar camisetas, vestidinhos e outras coisas, algumas até empresas de grande porte e outras com preços bem salgado. Talvez ninguém tenha dito isso pra vocês antes de montar um negócio baseado em imagens, mas tem uma coisa chamada direito autoral, e se não sabem o que é isso ou não se importam, talvez ao passarmos do âmbito comercial e artístico para o judicial a coisa fica menos divertida mas mais correta (no caso o verbo está no passado, porque eu “já passei” para o âmbito legal). Nesse caso, da minha parte e da Viacom, que é a proprietária dos direitos da Bonequinha de Luxo.


Obrigado pela Juliane Barros pelo toque desse novo usuário indevido.
E não gente, não adianta pedir pra usar a imagem que não dá, não quero e nem tenho o direito, já que, como disse acima, a personagem pertence à Viacom Company.

E obrigado pela Marcella Carter pelo novo aviso da imagem com o gato mequetrefe.

19 thoughts on “Não, não e não. Duas vezes não, duzentas vezes não.

  1. Hiro, acompanho seu blog há bastante tempo e gosto muito do seu trabalho. Eu fiz uma ilustração de personagem para uma revista, já tem alguns anos. O problema é que algumas semanas atrás eu encontrei o desenho copiado na parede de um restaurante, com algumas mudanças, mas facilmente notei que era o meu desenho. Existe alguma coisa que eu possa/deva fazer? O que você sugere?

  2. Ai ai o povo não tem noção mesmo, desejo um dia ter um casaco com a Vampirella. com a devida autorização claro :) Apoio totalmente sua ação para defender o seu desenho e o da viacom que foi homenageada no desenho.

  3. Entao Hiro, Google lancou uma ferramenta excelente pra conferir se estao usando a sua imagem em algum site, se vc usa o Browser Chrome, eh so adicinoar a extensao Search by Image e voi la, vc passa a clicar com o botao direito sobre qualquer imagem do seu portfolio/ site escolhe a opcao Seach Google with this Image e o google procurar se ela foi utilizada em algum outro site.. Enjoy! Achei 3 minhas q tavam por ai

  4. Hiro caramba mas q droga! Odeio ver essas coisas :/o seu advogado ja resolveu tdo? ai q chato ._. mais chato ainda pq ate sei q po##@de loja eh essa ¬¬ que absurdo, quem faz isso eh o resposavel pelo designer das roupas?o.o

  5. Quem trabalha com a arte da criação sabe muito bem o que é isso. Artesãos conhecem isso há muito tempo. Lastimamos a falta de elegância e ética de quem simplesmente se agrada e se apropria da ideia e/ou da criação do outro. O caminho é judicial mesmo.

    Fica o alerta para quem se interessar pela criação de alguém, previamente solicite autorização preferencialmente por escrito, com descrição precisa da criação e por quanto tempo a autorização vigora; para evitar os desgastantes embates judiciais.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>