Diamante bruto, mas não violento – Portfólio do Rodrigo Okuyama, vulgo Poneis

Como escrevi no post anterior, alguns portfólios que encontrei nessa vidinha de bípede ilustrador fizeram os olhos apertados deste oriental quase rasgarem de tamanha exposição à luz.
Alguns desses eu encontrei quando fui convidado a avaliar portfólios no evento Ilustre, que aconteceu no SESC Pinheiros em maio e junho. Geralmente nessas sessões de avaliação, até pelo nome, você espera um nível de ilustração bem iniciante, onde você tem paciência e dá conselhos a rodo para o sujeito do outro lado da mesa encontrar seu caminho, tentando tirar a faca os erros mais crassos em sua pasta, em seu trabalho e em seu traço.

Algumas vezes, porém, você encontra gente igual filhote de elefante, já nasceu pronto pra sair andando com as próprias pernas em pouco tempo. No evento Ilustre encontrei algumas dessas piritas ilustrantes.
Princesa CAPA_04
O cara em questão é o Rodrigo Okuyama, vulgo Ponêis (é, eu também não consigo falar direito). É aluno da FAU, não trabalhou ainda como ilustrador profissional e tem um trabalho desbundante. Foi lá no evento Ilustre com a sua pasta para ser avaliada por mim, mais tímido e temeroso do que um ratinho mijando. Taí, demorei mas postei.
stencil
O trabalho dele é muito, muito delicado e refinado, principalmente as infantis que têm um frescor europeu muito forte. Mas ele também é muito bom no conceito criativo – isso sim é ave Dodô no mundo dos portfólios, mais até do que um traço bom – fazendo ilustrações com um forte conceito gráfico, usando cores, colagens, retículas e com uma direção de arte muito sólida e original. Se eu puxo a sardinha dele desse jeito é porque tem motivo. A pasta dele realmente me impressionou muito. Hidromel para ele e para todos que concordarem.
party
Johny
Como esse blog é bem visto por uma comunidade de ilustradores E diretores de arte e publicitários, decidi que valia a pena divulgar esses portfólios de gente verde com muito talento. Como disse Eugênio Mohallen certa vez quando mostrei o portfólio pra ele: “Não posso te dar um emprego, o mínimo que eu posso fazer é ver sua pasta”. Tipo de sabedoria e humildade cada vez mais rara nesse universo da propaganda.

Acho que, como Mohallen, o mínimo que posso fazer aqui é ver a pasta, pois emprego não posso dar. E se o sujeito é iniciante ou nunca trabalhou e tem o traço ou a criatividade excepcional, esse deve ser mostrado. Se esse for o caso, passe o link pra eu ver e, se o seu trabalho levantar os pelinhos da minha nuca, com certeza vou divulgá-lo. Mas por favor, não me peçam com olhos molhados de gato de botas pra eu colocar seus trabalhos aqui, não implorem apenas pela necessidade de emprego, dinheiro ou de tirar uma insegurança. Um talento excepcional fala por si, não precisa da boca ou do mimimi para ser ouvido.

10 thoughts on “Diamante bruto, mas não violento – Portfólio do Rodrigo Okuyama, vulgo Poneis

  1. Bacana a sua iniciativa, gosto desse traço.
    Eu particularmente tenho um port virtual mas tenho vergonha de mostrar, minhas ilustrações são meio cruas ainda… mas adoro esse estilo cartun mais europeu.
    Falando nisso amanhã tenho entrevista em uma agência, vou usar todas essas dicas que você passou no outro post.

    Grande abraço

  2. eu também tive a oportunidade de ver o portfolio do Ponêis durante o Bistecão. Muito, muito bom :)

  3. Hmm… Quando eu desenhar bem(daqui uns milhares de anos) eu te mostro um portifolio.
    (Adorei a princesinha feliz e saltitante)

  4. wowwww finalemnte tu falou dele Hiro
    Nao eh uam cobrança rs eh q eu lemro q vc gosto mto do trmapo dele( tava la vc olho meu portfolio tb ohoh)
    o cara eh nija,ninja e timidissimo,ou meio ant social nao sei cmo definr,mas ele eh mto criativo e m pareceu simpatico tb :3
    Tinha outro carinha ale dele tb q fez uns desenhos meio rock´n roll mto legais tb!!

    Depois da sessao d avaliaçao cm vc fiz um blog(minimo do minimo do minimo do…) e comrpi um sckecthbook cm vc disse..afinal eh um item obrigatorio tb p qlqer desenhista/ilustrador tt.tt e descobri alguns novos traços meus oohhoh
    Obrigada pro tdo Hiro e parabens pela nformaçoes n blog :3

  5. Bom… passando pra vender meu sashimi aqui também ehehehhe

    Pelo trabalho, pela iniciativa… isso aqui ta cada vez melhor, Hiro! OMEDETÔ!!!

    Abração!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>