A Arte de Pintar e a Arte de Encadernar

Amiguinhos que adoram cheiro de livro novo, que gostam de sujar as mão com tinta e não com dinheiro sujo e para aqueles que gostavam de encadernar livros do segundo grau com folhas Contact mas queriam fazer um upgrade menos sintético, eis que surge uma oportunidade de ouro.

O ilustrador Montalvo Machado, grande amigo meu e defensor Quixotesco da ilustração, dos direitos e da arte de desenhar, a quem eu devo meu pontapé inicial doloroso mas necessário para o aprendizado das artes da leitura de contratos e compreensão dos direitos autorais, está oferecendo dois workshops que irão aumentar seus skills artísticos como se você estivesse participando de um videogame.

Ele irá ministrar um fantabuloso workshop sobre encadernação artística – informações aqui – que ensina você a reutilizar ou reciclar desde aqueles calendários pornográficos de borracharia até suas folhas de desenho soltas e sem destino, passando por livros velhos e desmontados, montando sketchbooks artesanais de deixar qualquer pai orgulhoso.

Quem já foi no Bistecão e teve a fortunada sorte de ganhar um dos Sketchbooks feitos dos papéis que ficam nas mesas, ilustrados por uma miríade de ilustradores, sabe que o trabalho é o fino da bossa. Esse tipo de curso, como diz aquele comercial de cartão de crédito, não tem preço. Na verdade tem sim, mas vale a pena mesmo.

É só olhar essas belezuras abaixo pra ver que não tô exagerando. Dá até dó de usar um sketchbook desses.

O outro workshop que ele está dando – novamente, informações aqui – é sobre técnicas mistas de pintura e desenho – trabalhar com acrílica, aquarela e lápis, tudo ao mesmo tempo agora. Ninguém melhor do que ele, que já fez o cobiçado curso “Illustration Academy” duas vezes.
Nesse workshop, ele ensina como mesclar de maneira alquímica esses materiais de desenho com base o que ele aprendeu nessa conceituada escola de desenho. Como o curso lá custa mais de 5 mil doletas, considere esse workshop uma barganha turca.

Se o homem lá em cima e o cliente do outro lado da cidade permitirem, estarei lá participando dos workshops.

11 thoughts on “A Arte de Pintar e a Arte de Encadernar

  1. Gostaria de fazer um workshop desses!
    Hiro, deixa eu falar, sou estudante de Desenho Industrual Design Grafico, na FATEA em Lorena – SP, e gostaria de saber se tu da palestras, seria muito legal ter uma palestra sua, ainda mais pro pessoal que curte ilustrações. Conheci você e o trabalho que você realisa depois do NerdCast sobre profissão ilustrador e adorei!
    Será que vocêpoderia passar seu e-mail para entrarmos em contato? ou qq coisa mande para o meu mesmo.
    Obrigada!

  2. É uma pena eu ser de tão, tão distante…
    Mas, minha meta é esse ou outro ano, dar uma passadinha em sampa e dar o ar da graça nesse Bistecão :D.

    Adoro sketchbook, faço os meus mesmo antes de saber o que isso era. Mas os meus, eu mando encadernar nessas copiadoras, fica uma beleza. Agora há pouco fiz com folhas de peso 60! Tão massa…

    E agora comprei telas e tintas pra ir pro caminho bom da arte. Também cansei de desenhar pros outros, além de que minha saúde está me pedindo menos estresse. Realmente, todo ilustrador tem seu lado artista, mesmo adormecido, e quando esse lado acorda, sai de baixo!

    Um abração,
    Tati

    PS.: Já vou começar a fazer a aquarela pra “esse homi”! :D.

  3. Oi Hiro,

    Devorei seus 3 posts hoje pela manhã, com uma fome de semanas. Eu sei que seu retorno foi corrido, mas você deixa a gente mal-acostumado com seus textos e imagens no blog.

    Você diz que Stuart-ng, Nucleus e Brandpress são templos virtuais da perdição, atiçando nossos dedos para debulharem todas as economias via cartão de crédito, mas agora você também oferece objetos de desejo pra gente ficar se coçando, babando, até comprar, né?

    Tá certo, tem mais é que encher nossos olhos com fadinhas a granel, seduzir nossos sentidos até que elas venham pousar nas nossas paredes.

    Adorei a fadinha da gordura, com suas asas de bacon, rachei de rir.

    Tem tudo pra virar livro… e eu quero um!

    E o livro de contos novaiorquinos… também quero!

    Desejo muito sucesso para seus projetos pessoais, tanto sucesso que você possa viver exclusivamente deles, para nossa alegria e deleite!

    Abração!

  4. Fiz a última turma do curso de encadernação e posso dizer que é uma bomba de inspiração explodindo na cabeça!
    Recomendo.

  5. Olá Hiro.

    Muito legal o seu blog.
    Estou acompanhando tudo.
    Você é Mogiano?
    Li uma matéria em que você fala da minha cidade Natal, Mogi das Cruzes.
    Abraço.

  6. Que perfeito isso… alias bem que podia rolar um outro sketchcrew esse ano, o ultimo que teve foi tão cheio que deu gosto.

    Acho que o segredo são os lugares acessiveis e datas longe de finais de semestres, julho agora até que oferece um potencial para esses sem mãe ilustrador.

  7. Hiro da uma olhada nesse cara: http://andrefm.blogspot.com/
    Achei bem legal o traço dele e em alguns momentos ate se aproxima do seu; mas que que eu sei? Se você ja tiver visto, por favor ignore o pitaco que fez curva.

    Tu’di bom.

  8. - Alves, o sketchcrawl acontece novamente no dia 11 de julho, e em SP o encontro acontecerá na rua Avanhandava com Augusta, às 10 da manhã.

    Por ser um evento mundial, as datas não são escolhidas por nós, e sim pelo criador da maratona de desenho, o Enrico Casarosa.

    - Tiago: encontro mensal de ilustradores em SP.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>