O desenhista que nasceu sem olhos

Ainda com a TV como principal referência, salve salve TV a cabo, há algum tempo passou um programa na Discovery Channel chamado “Os Super Humanos”, um programa meio boiola que mostrava pessoas com habilidades meio que mutânticas se esforçar muito. Tem alguns que você passa vergonha alheia, como a mulher que enxerga cores em cheiros e sons.

Mas tem um que conseguiu separar meus dentes pela curiosidade e pela perplexidade (como na abertura do antigo desenho animado do Jerry Lewis, tem um trechinho na musica que diz “it’s so confusing, but is so amusing”), que é um senhor turco, Esref Armagan, que é cego de nascença e consegue desenhar, logicamente não tão bem quanto o Alarcão, mas o cara não tem os olhos e desenha!!!

Glaucoma depois de ver isso vira pelo encravado. Cogitar, e apenas cogitar, que é possível ilustrar sem depender dos olhos, é tão bizarro como imaginar sentar sem bunda.

13 thoughts on “O desenhista que nasceu sem olhos

  1. Eu também assisti o documentário.

    Foi bem curioso.

    Mas o problema nem é apenas desenhar… é desenhar em PERSPECTIVA sem nunca ter enxergado!

  2. DUCAAAAAA
    meu deusss, agora eu senti arrepios ateh onde eh muito feio comentar…
    caraca djow, eta velhinho esforçadaço hein, parabens pra ele.

    e tu bro? como que esta a visao? alguma noticia?
    abrs.

  3. pô hiro, fiquei sensibilizada com a parada do glaucoma, mas como falaste, é algo que dá para contornar. agora o que gostei mais foi o alerta que passou para a galera.

    quem tem historico de diabetes na familia deve ficar de olho mesmo pois pode ter inúmeros problemas. mas tudo contornável tb!

    agora meu médico é de convênio e atende bem, faz os exames direitinho até onde sei.

    boa sorte e tudo vai ficar bem e veremos mais alguns anos os teus desenhos bombando no mc donald´s! (apesar de ter de me cuidar, pois tenho diabeticos na familia, nao sou de ferro e vou la tipo uma vez a cada 3 meses kkkk)

  4. Nossa que coisa louca!!! Quando a pessoa tem um dom,,, incrivel.

    Gostei muito do teu blog! Fui clicando em um blog aki outro ali e terminei chegando por aki. Li um pouco e pretendo voltar sempre.
    Indiquei um selo pra vc lá no meu blog, passa lá pra pegar tá (num eh vírus naum).
    Ah, vou linkar vc, se vc naum se incomdar neh!
    bjus

  5. Assisti este programa há 1 ano mais ou menos, e vi o batistério de perto, ele conseguiu um resultado bem interessante. Fico imaginando como ele consegue fazer as misturas e pensar nas proporções, inclusive de coisas que não pode tocar. Deve ser triste não poder ver o resultado, acho eu (talvez porque eu esteja acostumada a enxergar desde sempre, não sei).

  6. Fala sério,esse cara surpreendeu até meus pêlos do pé(embora eu não tenha pêlos nos pés). Um dom incrível pela nossa espacial que ele possui , mesmo sem ter visão alguma.

    E embora o vídeo esteja todo em turco (e minhas raízes portuguesas não me ajudam nem nisso)deu pra compreender o essencial.
    Viu só? Quando vc ficar velhinho, mesmo que enxergue bem pouquinho Hiro, vai poder aparecer no National Geographic com seus desenhos!

  7. Eu vi!! UM professor meu me explicou que isso é porque ele consegue ver com os ouvidos e com isso o cérebro dele processa a profundidade, etc. Não me lembro se ele definia as cores, mas se ele for sinestésico – como a mulher que te deu VA – dá perfeitamente pra definir.

    Incrível!

  8. Impressionante! O caso é diferente, mas me lembrei do Evgen Bavchar, fotógrafo que é cego desde os 12 anos de idade. A propósito, gosto muito de visitar teu site!

  9. Impressionante! O caso é diferente, mas me lembrei do Evgen Bavchar, fotógrafo que é cego desde os 12 anos de idade. A propósito, gosto muito de visitar teu blog!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>