Qualquer semelhança é merda coincidência

Quem trabalha com design, publicidade, ilustração, culinária, etc., sabe que esses mundinhos às vezes se parecem com chá da tarde na casa de tias solteironas e peçonhentas, daquelas que escorrem veneno no canto da boca fazendo picuinhas. Mas não há de se culpar os críticos de sofá ou prancheta, a verdade é que o outro lado também fornece munição para farta distribuição de porrada. Afinal, achar pêlo de pato em trabalho dos outros, achar defeito em vestidos para casamento (para as mulheres) e tirar barato da miséria do time alheio ainda são esportes não-olímpicos preferidos da humanidade.
[img:Vale.jpg,full,alinhar_esq_caixa]
Essa aqui eu vi no Uptade or Die. O novo logotipo da Vale do Rio Doce, que candidamente agora só se chama Vale.
O catálogo de Pantone possui 2.000 cores, segundo a versão Goe. Juntando duas cores sem repetir, dá um total de 2 milhões de combinações. Falta de opções ou a segurança morna e tenra da combinação segura como vermelho-e-azul-anil?
Como não sou designer, talvez tenha deixado escapar uma tartaruga enquanto vigiava outra.

Se a cor já é uma incógnita, agora a forma…

0 thoughts on “Qualquer semelhança é merda coincidência

  1. Bom, eu diria que o design brasileiro é muito preso aos conceitos do design alemão e suíço, ainda prevalece por aqui as idéias da Bauhaus, formas geométricas, cores puras, principalmente em identidades corporativas.

    Mas essa foi a mancada do século. O cara que fez isso deve ter fugido do país (e com o dinheiro que ele ganhou, deve estar em alguma ilha deserta).

  2. O que eu não consigo entender é como o cara que fez a marca da Vale não conhecia a marca do Banco Real, outra coisa, tem que pesquisar muito antes de fazer uma marca. Hoje parece que tudo mundo acessa os mesmos sites e afins pra criar uma marca, fica tudo igual.

  3. Eh, quanto ao verde e amarelo, parece que foi escolhido um caminho seguro e jah conhecido de marcas nacionalistas.

    Mas quanto a semelhanca das formas, acredito em coincidencias criativas…um lance meio “The Secret“, onde ideias/ondas do pensamento, rondam a energia planetahria coletiva, atingindo mais de um individuo com a mesma frequencia textual ou grafica.

    Jah tive milhoes de pensamentos graficos (e textuais), que se repetiram do outro lado do mundo.

    Mas como tudo, o merito sempre eh de quem fez primeiro…ou nao…

  4. O cara ou a cara que criou a logomarca da Vitelli calçados deve estar dizendo de peito cheio: “A Vale me plagiou!!! A Vale me plagiou!!!

  5. É as pessoas criativas tem que parar de copiar e passar a “criar” realmente novidades, é que depois de muita pesquisa junta-se a forma daqui a cor dali e ai sai estas coisas …. e é assim em todas as profissões que necessitam da criatividade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>