Vinicius Vogel

É inevitável. Você vai na seção de literatura infantil das grandes livrarias para fuçar e olhar o que tem de bom no mercado, e é impressionante a quantidade de publicações preguiçosas com textos sorumbáticos e ilustrações semiprofissionais que ficam ocupando espaço nas prateleiras. Por isso mesmo, quando uma ilustração chama a atenção em um livro, o mínimo que a gente faz é procurar os créditos pela belezura. E felizmente, a quantidade de gente boa no texto e no traço também é de peso.

Há algum tempo comprei a coleção “Ciência Divertida” por causa do autor, Jorge Luis Calife, e por causa dos desenhos, do Vinicius Vogel. Ilustrações muito limpas e meigas, uma delícia pra passar na frente dos olhos.

Vinicius Vogel é um ilustrador divertido e versátil na parte infantil, características que não são muito comuns de serem encontradas em dupla em geral nas pessoas. Ele puxa um pouco para um traço francês divertido, um pouco pra ilustração da época de 50, mas é só encheção de linguiça pra dizer que o trabalho dele é joinha.

Essas ilustrações de capa da série “Amigas para Sempre”, da Record, pulam feito perereca assustada das prateleiras, de tão belas e fofas, feitas para um público mais madurinho, que os marketeiros chamam agora de “tweens”.

9 thoughts on “Vinicius Vogel

  1. Realmente, dois traços muito coesos e fluidos.

    Rapaz, eu já conhecia teu trabalho e acessava teu blog de vez em quando, mas comprei a tal Mac Portfolio e virei mais fã ainda. Entrei agora para o mundo da ilustração freelancer, e achei ótimo o material da revista. Parece que foi feito para mim.

    Parabéns pelo trabalho e pelo blog, volto mais vezes para bater papo.

    abraço!

  2. Hiro!
    Gostei muito das ilustrações do Vinicius Vogel (ele mora no Canadá?!) Pedi pra minha esposa ver se consegue comprar algum livro que ele ilustrou com a desculpa que ser pra minha filha “tween”… rs.
    Frequento seu blog diariamente (de manhã e a noite)a procura de informações e inspiração.
    Abraços!
    Wilson

  3. Hiro,
    Sempre achei seu trabalho o máximo, apesar de só saber há uns 3 anos que era você quem fazia os famosos papéis das bandejas do Mc!
    Mil obrigados pelos comentários – receber elogio de ilustrador sempre tem um gostinho especial.
    Grande abraço,
    Vinicius
    PS: adorei a autobiografia no seu site. Sabia que eu até pensei em ser biólogo tb?? ;)

  4. Realmente o Vinicius Vogel é um excelente ilustrador, além de ser uma figura muito simpática, educada e profissional. Já tive o prazer de trabalhar com ele e assino embaixo de qualquer elogio feito ao seu trabalho. Parabéns Vinni!

  5. Parabéns,Vinicius.
    Fico super feliz e orgulhosa de vc.
    Vc merece.
    Bj.
    Lili.

  6. Eu fui tão influenciado pelos quadrinhos de heróis norte americanos e, principalmente, pelo traço dinâmico e anatomicamente correto do Burne Hogart, que invejo tremendamente artes como essa que vc mostrou, Hiro.
    Realmente eu boto os olhos e penso: “Nossa!!! como eu gostaria de ter feito isso.”

  7. Como arquiteta e apreciadora de toda manifestação artística acredito que a vocação é certamente ingrediente fundamental que, somado ao uso correto das técnica gráficas, nos brinda com grandes revelações.
    Parabéns, Vi.
    Denise

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>